Clube da Flor de Lis

Um pouco da nossa história!

Tudo começou em 1981, quando criamos o Círculo de Antigos Escoteiros (CAE) no Grupo, do qual participavam somente adultos que tinham sido escoteiros.

Mas havia pessoas que não tinham sido escoteiros mas que gostavam do Escotismo e do Grupo e queriam participar colaborando de maneira mais direta.

Assim, em 18 de dezembro de 1988, o Grupo Escoteiro Santos Dumont dava um passo importante para continuar atraindo adultos que queriam de alguma maneira se vincular ao Movimento Escoteiro, mas não desejavam ser chefes (escotistas) de seção.

O antigo Círculo de Antigos Escoteiros se transforma em CLUBE DA FLOR DE LIS – CFL, o 1º do Brasil, devidamente autorizado pela União dos Escoteiros do Brasil.

O casal Mariovani Cervi e Ronilde Roda Cervi foram os primeiros coordenadores.

O CFL permitiu o ingresso de qualquer adulto (antigos escoteiros, escotistas, pais e pessoas que nunca participaram do movimento escoteiros). O responsável por este projeto foi Elson Pereira Magalhães, com a responsabilidade na época de Chefe de Grupo.

O CFL é um órgão vinculado à Diretoria de Grupo e seus coordenadores a ela pertencem.  O CFL possui seu Regimento Interno que deve estar subordinado a este Regulamento do Grupo Escoteiro Santos Dumont e às demais normas da União dos Escoteiros do Brasil. Os princípios do CFL são os mesmos do movimento escoteiro adaptados à vida adulta:

* Contribuir para o desenvolvimento do grupo escoteiro.
* Promover reuniões com membros da sociedade, visando benefícios em prol da comunidade local, nacional e mundial.
* Vivenciar o espírito escoteiro.
* Promover desenvolvimento do CFL, assim como incentivar o autodesenvolvimento de seus membros.
* Promover a fraternidade.

Os membros têm a oportunidade de estar num clube fundamentado na LEI ESCOTEIRA e no ideal da FRATERNIDADE MUNDIAL ESCOTEIRA, e os mesmos tem a oportunidade de participar como escotista ou dirigente.

Atualmente o CFL e composto de um Coordenador, um Coordenador Adjunto Financeira e membros adultos.

Nossos encontros e atividades, para aqueles que puderem comparecer, são realizadas nos sábados, no horário das 14h30min as 17h30min. na Sede do Grupo Escoteiro Santos Dumont – 20 PR.

CLUBE DA FLOR DE LIS
Fundado em 18 de dezembro de 1988.

CARACTERÍSTICAS:

– Não é uma seção;
– É vinculado à Diretoria do Grupo;
– Consta no regulamento do Grupo;
– Possui regulamento próprio;
– Seus integrantes também são registrados na UEB;
– O uso do traje escoteiro é opcional;
– Possui calendário de atividades próprio.

HISTÓRIA

1981: criado no GESD-20/PR o Círculo de Antigos Escoteiros – CAE.

1985: foi proposto à antiga CNOC (Comissão Nacional de Orientação e Coordenação) para que adultos que não tinham sido escoteiros também participassem do CAE. Não foi aprovado.

1987: foi proposto para a CNOC a expansão do CAE, permitindo a participação de “qualquer” adulto e a mudança de nome para Clube da Flor de Lis – CFL. Foi aprovado.

Responsável pelo projeto:
Elson Pereira Magalhães
GE Santos Dumont- 20 PR Curitiba

OBJETIVOS:

1) Contribuir para o desenvolvimento do grupo escoteiro  apoiando as atividades do Grupo;o recrutamento e seleção de adultos;com a captação de recursos;para o crescimento do Grupo

2) Promover o escotismo perante a sociedade visitando entidades;campanhas comunitárias;com a entidade patrocinadora do Grupo;reuniões de pais do Grupo.

3) Vivenciar o espírito escoteiro participando de encontros próprios;

4) Promover o desenvolvimento do Clube, assim como propiciar o autodesenvolvimento de seus componentes participando de cursos da UEB; de cursos específicos; manuais e textos ;debates; uma biblioteca.

5) Promover a fraternidade exercitando os princípios e valores escoteiros; com outros grupos; conscientizando jovens e adultos.