2008 -> 2018 – Consolidação e excelência

2008 -> 2018 – Consolidação e excelência

Poucos Grupos Escoteiros no Brasil haviam alcançado o cinquentenário. Desses, um número ainda menor perseverou no tempo. O Santos Dumont, pelo contrário, aos 50 anos, se sentia como o próprio Baden-Powell, que foi acampar com seus 20 (ou 21, dependendo do historiador) jovens na Ilha de Brownsea aos 50 anos e lançou seu livro Escotismo para Rapazes aos 51 anos. O GESD queria voar ainda mais alto. E foi uma década de consolidação de todo o trabalho dos voluntários e jovens que dedicaram (e ainda dedicam) parte de sua vida ao escotismo, para deixar este mundo melhor do que o encontraram.

Entre 10 e 14 de Janeiro de 2011, por exemplo, o GESD tinha pelo menos 20 adultos envolvidos diretamente na organização da 39ª Conferência Mundial Escoteira, o principal evento regular organizado pelo Movimento Escoteiro, que, pela primeira vez, foi sediado em uma cidade brasileira, no caso, Curitiba. Representantes de mais de 140 países em que o Escotismo é praticado se reuniram para debater o futuro do movimento. O escotista Mariovani Cervi foi responsável pelo infraestrutura do evento, e o escotista Mauro Alberti pela logística. O Santos Dumont era o maior Grupo em número de pessoas envolvido com a organização do evento.

Equipe de serviço da 39ª Conferência Mundial Escoteira

Em 2013, o GESD envia oito participantes para a Conferência Interamericana, realizada em Buenos Aires. Dois jovens do Grupo participam  da Interamerican Leadership Training, em Houston, nos Estados Unidos em 2014. O escotista Fernando Brodeschi continua ativo nas diversas instâncias do escotismo interamericano e mundial. Em 2015, o grupo chega a ter seis voluntários seus trabalhando como escoteiros profissionais na União dos Escoteiros do Brasil.

No Paraná, o GESD participou ativamente de todas as comemorações do centenário do escotismo no estado, celebrado em 2015, com a realização do V Camporee Sul, na Fazenda Thalia. A sessão solene do centenário, realizada na Assembleia Legislativa do Paraná, contou com um acampamento modelo montado pelos membros do GESD.

As conquistas são tantas que pretender listá-las aqui perde o sentido. São muitos lobinhos Cruzeiro do Sul, escoteiros Lis de Ouro, sêniores e guias Escoteiros da Pátria, vários pioneiros Insígnia de BP, muitos escotistas Insígnia da Madeira, todos com seus nomes escritos nos quadros de honra colocados na sede. Há pelo menos 20 anos o GESD é Grupo Padrão, um selo de qualidade que a UEB concede às unidades escoteiras locais que praticam escotismo com qualidade e excelência. Os adultos do grupo são reconhecidos tanto pelo seu trabalho e dedicação como pelo espírito de doação, sempre dizendo presente quando o Escotismo chama. Em qualquer atividade que reúna mais de um grupo escoteiro em Curitiba ou na Região do Paraná, sempre haverá alguém do Santos Dumont ajudando na organização.

E é com o espírito de BP em nossos corações que olhamos para o futuro. Todos os dias, nos inspiramos no pioneirismo dos nossos fundadores, que acharam o Escotismo uma boa ideia e criaram o Grupo de Escoteiros do Ar Santos Dumont, mesmo com pouco material de apoio. Todos os dias, lembramos daqueles que venceram os piores momentos do grupo, como os sêniores da Patrulha Esperança, ou de todos da Operação Fênix, para conseguir superar as nossas próprias dificuldades. Todos os dias, acordamos pensando em nossas vidas, mas sempre desejosos de que o fim de semana chegue logo para que a família GESD possa estar reunida mais uma vez.

Grupo Escoteiro Santos Dumont, feliz aniversário!! E que possamos celebrar muitos mais, com a mesma alegria que temos desde 18 de dezembro de 1958.

Curitiba, 18 de dezembro de 2018.