AcamTerror reúne família GESD


Por João Vitor Gonçalves

O Grupo Escoteiro Santos Dumont realizou o AcamGESD nos dias 1º e 2 de dezembro, atividade que encerrou o ano e as comemorações dos 60 anos do nosso grupo escoteiro. O acampamento foi na Fazenda Thalia, um lugar muito bonito e espaçoso para muitas atividades. O AcamGESD é um acampamento anual e dele participam todas as seções do grupo:  Lobinhos, Escoteiros, Sêniores e Guias, Pioneiros, Escotistas e as famílias. O tema desta edição foi “AcamTerror”.
No sábado, primeiro dia do acampamento, começamos com diversos reconhecimentos, um deles muito especial para a Tropa Titan, que foi a entrega do Lis de Ouro do Diogo Stockler. Outro ponto alto foi para a Alcatéia Baloo, com a entrega da Insígnia de Madeira da escotista Thaís Raicosk.
De tarde, todo o grupo foi dividido em várias equipes, para participar de atividades organizadas por bases. Uma delas foi a base de uso de armas medievais com arremessos de machadinhas, tiro com arco e flecha e tiro com bestas; outra base divertida foi que reuniu várias atividades como passar pelo fio elétrico e abrir o cadeado com a chave certa (seria fácil se não tivesse mais chaves ali do que pessoas no mundo). Também tivemos uma base de futebol amarrados com um trio, entre outras.
No final do dia, todos foram preparar o jantar, exceto os lobinhos que contaram com uma ajudinha dos pais de apoio e os voluntários do Sistema Fiep na preparação da comida. A noite terminou com o Fogo de Conselho/ Flor Vermelha, que teve esquetes das seções e uma visita muito especial: o chefe Franz! O Chefe Franz visita o GESD a cada 5 anos, desde o aniversário de 30 anos do Grupo (em 1988) – uma homenagem do Chefe Mauro Alberti para o nosso grupo.
A noite foi ainda mais animada, com os jogos noturnos: os lobinhos jogaram um “esconde-esconde” diferente e foram super bem pois a maioria conseguiu se camuflar e não foram reconhecidos pelos chefes. Os escoteiros, guias e seniores jogaram um jogo onde tínhamos que levar água nos copos para o monge na floresta. No caminho fomos atrapalhados pelos pioneiros, então, foi bem difícil conseguir chegar no monge! Depois do jogo, todos foram dormir para o próximo dia (e, infelizmente, o último).
No domingo cada seção organizou a sua atividade. O que cada um fez?

As alcateias:
As chefes Carla e Mila contaram que as três alcateias fizeram as atividades em conjunto: depois do culto, os lobinhos fizeram atividades em 3 bases: em uma delas os lobinhos conversaram sobre os medos e como enfrentá-los. Em outra, avaliaram a importância dos bancos de sangue e jogaram um jogo que era levar sangue bom para a Família Drácula. E na terceira, foi oportunidade para exercitar sobre trabalho em equipe, com direito a uma guerra de bexigas e água!!! Depois de desmontar o campo, eles ainda tiveram um grande jogo final entre todos!

Os lobinhos se divertiram muito e se superaram ao enfrentar o medo do Acanterror, disseram que foi muito divertido! Além deles, as famílias também puderam se divertir conhecendo a belíssima cachoeira. E os escotistas também: “nos alegramos com os sorrisos da família GESD!”

Os escoteiros:
A Senta a Pua e a Titan também se uniram para fazer a atividade.
Conforme descreve o chefe Gustavo, as duas tropas escoteiras acordaram às 5:30 para acompanhar o nascer do sol. Foi um momento lindo e muito especial, pois todos aproveitaram para fazer sua renovação de promessa. Os oito monitores prepararam um café da manhã especial para todos.
Após o culto, todos foram para a atividade com cordas. Foram 3 bases: o cabo submerso (o desafio era atravessar o lago apenas com o auxílio de um cabo); o rapel (descida de uma pedra, com ajuda de duas cordas); e a subida na cachoeira (utilizando uma escada construída com cordas). Passar o dia na água foi muito legal, refrescante e cansativo. Aproveitamos muito bem o sol que nos presenteou um acampamento fantástico.
As duas Tropas Escoteiras se divertiram muito e adoraram passar o dia na água.

As guias e seniores:
No domingo a TSPP, contou o chefe Kleber, participou ativamente do culto e pela manhã fizeram uma atividade de reflexão: a Avaliação do Semestre. Após o almoço com o Grupo (pão com linguiça e salada, preparada pela Diretoria e CFL), foram se divertir na cachoeira.
Para os jovens e escotistas, o que não faltou no Acangesd foi divertimento do começo ao fim.

O Clã Pioneiro:
A Sophia, Presidente da COMAD, contou que os pioneiros foram para a cachoeira o dia todo! Foi momento para nadar, jogar vôlei na água e se divertir. Alguns pioneiros aproveitaram para descansar embaixo do toldo no campo do clã.
Todos se divertiram muito. Se fantasiar e preparar a esquete para o Fogo do Conselho foi legal. Além disso, aplicar uma base e participar das atividades de sábado foi muito interessante e uma ótima oportunidade para aprender. Para os pioneiros, o Acangesd é uma oportunidade para fazer atividades de integração com outras seções e conviver com todos os integrantes da Família Santos Dumont.
Realizar este acampamento, com o apoio de participação de jovens, escotistas e voluntários do Sistema Fiep (que ofereceu um apoio financeiro para viabilizar a participação de mais pessoas no acampamento) é muito legal.
“É incrível como podemos reunir mais de 200 pessoas com um único objetivo! O Acangesd é a União de todos, é a comemoração de um grande ano, é diversão, alegria, união, amizade e muito amor”, disse a chefe Carla, da Alcateia Bagheera.
É, além de tudo, e como destacam os Chefes Mila, Gustavo, Kleber e a Pioneira Sophia, uma oportunidade de integração e interação entre todas as seções e todos os ramos, um momento para fazer novos amigos e fortalecer amizades antigas. O Acangesd “é o momento em que todo grupo pode interagir e fazer atividades em conjunto, além de que é a oportunidade de se divertir e praticar escotismo como grupo”, segundo a Chefe Anandha.
E para mim, o Acangesd é bom porque é uma oportunidade de reunir todas as seções e conhecer melhor os outros além de fazer novas amizades.
Desta forma terminamos mais um ano de atividades e acampamentos. Desejamos que venham mais 60 anos de boas atividades!
Boas férias e boas festas a todos, e, nos vemos 9 de março de 2019!

**Agradeço a todos que me ajudaram a escrever este texto: chefes Mila, Carla, Jeff, Anandha, Gustavo, Kleber, Priscila e a Pioneira Sophia.

As fotos do Acamgesd podem ser vistas nesses dois links: aqui e aqui.

  • Compartilhe:

Últimos Eventos

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens