Escoteiros do GESD plantam as árvores do futuro


Por Tisa Kastrup

No dia 29 de setembro de 2019 dezoito Escoteiros e Escotistas do Grupo Escoteiro Santos Dumont (GESD) participaram do plantio de araucárias na cerimônia de inauguração do maior Congresso de pesquisa florestal do mundo – o XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal – IUFRO 2019, no Jardim Botânico de Curitiba (PR).

Em mais de 120 anos de realização deste evento quinquenal, é a primeira vez que ele acontece no hemisfério sul. Faz parte da tradição dos congressos da IUFRO abrir todas as edições com o plantio de mudas de espécie típicas da região onde ocorre o evento. IUFRO é a sigla para International Union of Forest Research Organisations, entidade mundial que reúne pesquisadores, cientistas e membros da Academia). Para o evento em Curitiba, os Escoteiros do GESD foram convidados a participar na qualidade de “anjos da guarda” e padrinhos deste plantio.

O presidente da IUFRO, Mike Wingfield ressaltou o fato de o Congresso ter início com o plantio de Araucárias. “Não há melhor maneira de começar um encontro focado em florestas e em pesquisa florestal do que plantando árvores e tendo os jovens Escoteiros como anjos da guarda. Embora seja uma tradição o Congresso da IUFRO iniciar com plantio de árvores, este caso é muito especial porque esta incrível árvore é tida como “jurássica” e as crianças simbolizam o futuro que se beneficiará das florestas, e isto dá significado muito especial ao nosso ato”, finalizou. Wingfield recebeu de Luís Gobbo, Presidente do GESD, um lenço comemorativo dos 60 anos do grupo, o qual não tirou do pescoço durante toda a cerimônia.

O presidente da Iufro, Mike Wingfield, o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto; o chefe da Embrapa Florestas, Edson Iede; o presidente e a vice-presidente do Comitê Organizador da Iufro 2019, respectivamente, Joberto Veloso e Professora Yeda de Oliveira; a vice-reitora da UFPR, Graciela Muniz; o professor da UFPR, Flávio Zanetti e a Secretária Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Dias, foram as autoridades que participaram juntamente com nossos Escoteiros, do plantio de cinco mudas de araucária do tipo Araucana e Augustifolia.

O Congresso IUFRO 2019 ocorreu entre os dias 29 de setembro e 04 de outubro, e trouxe mais de 2.400 cientistas para Curitiba.

👉 Mais informações: www.iufro2019.com

  • Compartilhe:

Últimos Eventos

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens