Jovens e Escotistas do GESD recebem Princesa da Dinamarca


Por Giulia Brito de Oliveira e Priscila Vieira

No dia 23 de outubro de 2019 a Princesa Benedikte da Dinamarca foi recepcionada pelas escoteiras e escotistas de Curitiba, e claro, o GESD estava lá representado por 23 lobinhas, escoteiras, guias, pioneiras e chefes. Ela veio ao Brasil inaugurar o Instituto Benedikte que abriga 30 crianças de 0 a 12 anos. Por este motivo, tivemos a oportunidade de homenageá-la em um encontro que também reuniu o Prefeito Rafael Greca e sua esposa, grupos folclóricos e a Camerata de Curitiba.

Nós pudemos falar com ela. Eu, Giulia Oliveira, representando as lobinhas, e a Nina Kastrup, representando as escoteiras tivemos a oportunidade de fazer parte do discurso. Dissemos o honradas que estávamos de recebê-la na cidade, contamos sobre o movimento escoteiro no Brasil, a convidamos para o Jamcam em Foz do Iguaçu em janeiro de 2020 e ainda lhe entregamos três presentes: um lenço do Brasil, os pins de todos os ramos escoteiros e flores – uma tradição para a realeza.

Foi muito importante participar desse evento pois poucas pessoas encontram uma “princesa verdadeira”. E neste caso, é ainda mais inusitado, pois conhecemos uma princesa que conhece e respeita o Movimento Escoteiro!

Mas quem é a Princesa?

Em 29 de abril de 1944 nascia no Palácio de Amalienborg em Copenhague a segunda filha do Príncipe Herdeiro e da Princesa Herdeira da Dinamarca.

Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid, mais conhecida como Princesa Benedikte é a segunda filha do Rei Frederico e sua esposa Ingrid. Ela é a irmã mais nova da Rainha Margarida II da Dinamarca e a irmã mais nova da Rainha Ana Maria da Grécia. Ela normalmente representa sua irmã mais velha em eventos.

Em 3 de fevereiro de 1968, na igreja do Palácio de Fredensborg, Benedikte casou-se com o Príncipe Ricardo, com quem teve três filhos: Gustavo, Alexandra e Natália. Como eles não foram criados na Dinamarca, perderam seus direitos do trono.

Ah, e por que só participamos meninas e mulheres? Esse foi um pedido da Princesa que é a patronesse das Bandeirantes (movimento similar ao escotismo, só que direcionado apenas a meninas).

  • Compartilhe:

Últimos Eventos

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens