Acamgesd – aventura que reúne toda a Família Santos Dumont

Por Isabel Carreira Ribeiro Proença de Moraes (lobinha); Marianna Kmecick da Matta (escoteira); Letícia Ponchiroli (guia); Paola Andrea Jaeger dos Santos (pioneira); Alexandra Negri Michels (mãe); Priscila da Paz Vieira (escotista); Milena Budant  Perottoni (escotista)

O Acamgesd é o grande acampamento anual do Grupo Escoteiro Santos Dumont, no qual os jovens de todos os ramos, escotistas, Diretoria, CFL e pais se reúnem para vivenciar de maneira muito especial momentos únicos de fraternidade, aventuras e animação. Neste ano o Acamgesd teve mais de 230 participantes, e foi realizado nos dias 15, 16 e 17 de novembro, na chácara Paraíso, em Balsa Nova.

Primeiro dia, sexta-feira:

Logo após a abertura, com hasteamento das bandeiras e entregas especiais, teve a organização dos campos por ramo, com a seguinte estrutura: o ramo lobinho acantonou, ficaram em alojamento. Os ramos escoteiro, sênior e pioneiro, acamparam separadamente. Os pais e o CFL ficaram em alojamento separado dos lobinhos. A alimentação para todos foi no refeitório do local e preparada pelos proprietários do local – excelente momento para confraternização.

Após a organização das seções e do almoço, começaram as atividades. Os jovens foram divididos em patrulhões e passaram por diversas bases que tinham como tema as 7 Maravilhas do Mundo. As atividades foram bem dinâmicas e conseguiram abranger todos os ramos. Foram desafios que fizeram com que os jovens de diferentes ramos se conhecessem melhor e trabalhassem em equipe.

Os pais foram recepcionados pelo Clube Flor de Lis – CFL e com ajuda dos jovens do Clã realizaram várias atividades, jogos, brincadeiras, disputa entre equipes, etc. O primeiro desafio foi formar patrulhas, dar nomes e escolher um monitor. Depois os monitores foram convocados para receber instruções para concluir uma determinada tarefa e eles tinham que passar para a patrulha essa mesma explicação. Foi uma excelente atividade de integração para os pais, pois através dela percebeu-se o quanto os jovens são desafiados dentro do movimento escoteiro a exercitar liderança, cooperação, autonomia, espírito de equipe, entre outros. Foi também uma oportunidade de conhecer um pouquinho mais sobre o trabalho lindo que o CFL realiza junto ao movimento escoteiro, atuando no planejamento das atividades sempre preservando a segurança dos jovens.

À noite, uma programação especial: a Festa dos Super-heróis (o tema do acampamento!). Música, dança e até um concurso de fantasias, que foi o ponto alto deste dia. Não teve quem não se divertiu!

O concurso foi organizado pelos pioneiros, muito experientes nisso (já que anualmente realizam a tradicional “Festa à fantasia). O concurso teve presenças ilustres como Aquaman, Pantera Negra, Mulher Maravilha, Batman, até um Ninja participou!

E não faltou criatividade: as fantasias estavam bem elaboradas, inclusive algumas foram preparadas pelos próprios participantes! As duas vencedoras ganharam um prêmio especial: sabonetes e cremes muito cheirosos!

Com tantos heróis na pista, e nenhuma briga Marvel vs. DC, pode-se afirmar que a festa foi um sucesso!

Segundo dia, sábado:

O alvorada foi às 7 da manhã (haja força para sair das barracas e dos beliches!!!) e após o café da manhã, todos participaram da atividade espiritual: momento para reflexão sobre empatia e a importância do cuidado uns com os outros. Vários bilhetinhos de agradecimento e reforço da amizade emocionaram a todos.

Então, é dado o sinal de início de mais um dia de aventura, que teve destaque para o Toboágua, possivelmente a atividade mais querida desse Acamgrupo!

Pela manhã, lobinhos e o clã foram para o toboágua. Os pioneiros e pioneiras se divertiram escorregando com os lobinhos, e inclusive os ajudando a descer, em duplas.

Escoteiros e sêniores tiveram a mesma oportunidade, no período da tarde. Até alguns pais corajosos participaram da aventura. Foi, para todos, um momento de vencer medos, ousar e se divertir.

O restante da programação foi realizada por seções. O que cada um fez?

As alcateias seguiram para mais uma tarde de jogos e atividades onde um vilão viajou no tempo e modificou a vida de Baden-Powell e de Rudyard Kipling, fazendo com que o movimento escoteiro e as histórias da Jângal nunca fossem criadas. Os lobinhos percorreram 8 bases conquistando as joias do infinito/ Jangal para no final derrotar o vilão, salvando o escotismo e a Jângal. Além de muito aprendizado, os lobinhos se divertiram bastante!

As tropas escoteiras, realizaram um torneio de Caetebol e Polo de Super-Heróis, foi uma oportunidade de entrosamento das patrulhas das duas tropas e muita competição! Escoteiro que se preze não foge da água, nem da lama, por isso, as atividades da tarde foram divertidas, com o Campo Mimado (uma cama de gato de atolar até os joelhos), o Jogo do Kim na água e o Rugby de Heróis.

O ramo sênior fez uma atividade no lago utilizando balsas que eles construíram com bambu e boias, onde puderam se divertir e fortalecer os laços de amizade das patrulhas e da tropa.

Os pioneiros, obviamente, não ficaram de fora destas aventuras. O Clã que esteve envolvido na coordenação geral do Acamgesd teve, também, seus momentos de diversão: destaque foi o futebol de sabão, o jogo cheio de água e espuma que sempre gera muita diversão. Impossível esquecer do disputado jogo de caetebol com a sênior. O jogo com bastões e bolinhas animou pioneiros, sêniores e guias. Pena que empatou!

Os pais ficaram livres para acompanhar as atividades específicas dos seus filhos e no final da tarde se reuniram para preparar a esquete que foi apresentada no Fogo de Conselho.

Já é tradição: na última noite de um acampamento tem o Fogo de Conselho. Trata-se de um momento de reunião e confraternização ao redor do fogo para contar histórias, brincar, aprender, apresentar nossas esquetes, cantar e etc. Segundo Marianna da Matta, “nesse ano o Fogo foi lindo pois teve até a participação dos pais e todos ajudaram a derrotar o anti-escoteiro e espalhar o bem”.

Os lobinhos envolveram a todos em uma visita a um Museu diferente: à noite as estátuas ganhavam vida, e após uma delas ser roubada, ajudaram a encontrá-la!

Os escoteiros interpretaram uma grande competição entre Marvel e DC. A tropa Sênior relembrou que todos escoteiros somos super-heróis todos os dias, quando vivenciam a promessa escoteira. Os pioneiros apresentaram uma esquete que contou com a ajuda de cinco lobinhos, que receberam uma missão altamente secreta e que só pôde ser atendida por verdadeiros super-heróis: o poder da imaginação pode transformar realidades, inclusive as realidades escoteiras. E o que dizer da apresentação dos pais? Uma linda homenagem a todos os escotistas e jovens: o verdadeiro super-herói está dentro de nós. “Foi uma experiência muito legal, pois a apresentação dos pais foi muito animada e tenho certeza de que nossos filhos ficaram muito orgulhosos vendo a nossa participação”, afirma Alexandra Negri Michels.

Definitivamente, as esquetes são um dos pontos mais divertidos para todos envolvidos! E o mais emotivo? A canção da despedida! E poderíamos dizer que já estamos ansiosos pelo novo encontro, ao redor do fogo, no próximo Acamgesd.

Mas nosso dia apenas concluiu após os Jogos Noturnos!

A atividade dos lobinhos foi preparada pelos monitores e submonitores das tropas escoteiras: as alcateias foram muito eficientes ajudando os escoteiros a recuperar suas forças que haviam sido roubadas pelos magos – mas não foi simples: afinal, o desafio era localizar os magos na ordem correta, indicada por cores.

Já a atividade dos escoteiros e sêniores foi preparada pelos pioneiros. Uma looooonga aventura (o descanso só foi à 1 da manhã!!!) que exigiu trabalho em equipe, habilidades escoteiras e animação.

Terceiro e último dia, domingo:

O último dia de atividade começou muito animado: com uma zumba matinal conduzida pela mãe Claudia Vianna. Foi muito divertido e engraçado, pois as coordenações motoras (ou descoordenações) ficaram explícitas!

E a última atividade foi a Gincana da Família GESD. As equipes de heróis (Família Marvel, Os incríveis, Liga da Justiça, entre outros) foram convocados para um grande treinamento. Corrida kryptonita; Desafio dos ODS; Localizando os heróis perdidos e o Desafio Tetris foram algumas das provas enfrentadas pelos competidores. O resultado final? Heróis unidos transformam o mundo em um lugar melhor – isso é o que fazemos com o escotismo.

Mais um grande acampamento ficará registrado na história do nosso Grupo! Como disse Isabel de Moraes, “a expectativa era de coisas incríveis” e o que vivenciamos foi maravilhoso.

A experiência para os pais foi emocionante, “não basta apenas seguir as atividades, os pais devem estar envolvidos no cotidiano escoteiro do seu filho e acompanhar o seu desenvolvimento. Obrigada CFL por proporcionar essa oportunidade aos pais!”, compartilha Alexandra Negri Michels.

Paola dos Santos reforça, “como todas as seções, o Clã definitivamente não se decepcionou com o Acamgesd. Todos se divertiram, ninguém se machucou (gravemente), e o acampamento de grupo superou as expectativas.

Marianna da Matta complementa que o “Acamgesd é uma oportunidade para fazer novos amigos, de todos os ramos, que poderemos levar para a vida toda.”

O negócio, agora, é aguardar a próxima edição do Acamgesd em 2020!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *