GESD participa do JOTI, mas em abril?

Por Lucas. P. Pontes

O JOTI é basicamente um encontro de escoteiros, ou como chamamos, de Jamboree na Internet. Nós escoteiros recebemos e realizamos tarefas e desafios e vamos somando pontos. Quanto mais tarefas realizamos, mais pontos somamos. As atividades devem ser feitas com capricho para valerem mais pontos. Normalmente o JOTI é em outubro, mas por que jovens de todo o mundo o fizeram em abril? Essa edição especial foi proposta pela Organização Mundial do Escotismo para podermos ter atividades durante a quarentena em decorrência da pandemia do Covid-19 (Corona-Vírus). Mesmo tendo que permanecer em casa, nós escoteiros não paramos nunca e nos adaptamos às situações inesperadas!

Os escoteiros do mundo foram desafiados no período de 03 a 05 de abril para este encontro virtual. O Grupo Escoteiro Santos Dumont não ficaria de fora dessa aventura e diversas seções se engajaram. No caso da Tropa Titan, realizamos as atividades no dia 04 e nos encontramos via programa GotoMeeting. Participamos em 32 pessoas. Os temas dos desafios foram: saúde e bem-estar; centro humanitário; show de talentos jovem; e cidadania digital. Fizemos um vídeo com sugestões de hábitos saudáveis durante o período de isolamento social (exercite-se; faça meditação; tenha uma alimentação saudável, entre outras dicas). Criamos uma oração Titan e gravamos um vídeo para ensiná-la a outras pessoas. Em forma de reconhecimento, fizemos uma vídeo montagem agradecendo as doações que recebemos na campanha de doação de cestas básicas, doadas à famílias impactadas pelo corona-vírus. E a atividade de que mais gostamos: o show de talentos – onde pudemos descobrir talentosos irmãos escoteiros, como o editor de jogos digitais, um mágico, especialistas em lettering e em cobertura de chocolate, um apaixonado por acampamentos, famosas dançarinas tiktok, experts em stop motion e cubo mágico, além das artistas: a artesã e a declamadora!

Mesmo em tempos de isolamento social, pudemos participar de uma atividade internacional, uma oportunidade única para conhecermos escoteiros do mundo inteiro, prova que mesmo na quarentena conseguimos conhecer gente nova!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *