Jogo da cidade virtual – Minha patrulha pelo mundo


Por Mariana de Castro Estevam

Estamos em casa, mas isso não nos impede de ter a nossa rotina normal do fim de semana, não é mesmo, escoteiros? E no sábado dia 02 de maio tivemos o Jogo da Cidade Virtual!

Isso mesmo, foi um jogo da cidade de forma virtual, tendo a participação de 110 jovens, 25 patrulhas, organizadas em 19 equipes, e 21 escotistas! Muita gente!

Participaram as tropas escoteiras Titan, Senta a Púa e Fênix do GE Santos Dumont, Escorpion do GE Pedro Macedo, Cosmos do GE Marechal Rondon, Tapejara do GE Tapejara e a tropa Ninho das Águias do GE Ar Thalia.

A atividade consistia em uma competição entre patrulhas, bem divertida! A chefia se superou ao elaborar as atividades, que estavam muito interessantes. Foi muito legal conhecer outros escoteiros, principalmente para mim, que estou em período introdutório na tropa Titan.

As bases foram espalhadas pelo mundo, com o tema história e curiosidades sobre o escotismo!

A aventura começou pela Ilha de Brownsea, onde recordamos o primeiro acampamento escoteiro, conhecemos a pedra comemorativa e ainda “reinventamos” os artigos da lei escoteira com emojis. Seguimos para o continente africano, que foi fonte de inspiração de BP para várias coisas, entre elas o aperto de mão escoteiro. Foi lá, também, onde nosso grande chefe viveu seus últimos dias.

Viajamos até Kandersteg, na Suíça para conhecer o jamboree permanente – uma oportunidade para relembrarmos nossos melhores momentos no escotismo! Encontros mundiais foi, também, assunto para West Virginia, onde o desafio foi conhecer distintivos dos jamborees mundiais e sonhar com nossa possível participação no próximo encontro, na Coreia do Sul. Cabo Canaveral foi cenário para praticarmos nossas habilidades artísticas com a reprodução da chegada do homem à lua (ou seria mais apropriado dizer, chegada dos escoteiros? *).

Capadócia na Turquia esteve no nosso roteiro para prestarmos nossa homenagem ao padroeiro dos escoteiros, São Jorge, que nos deixou um bonito exemplo: serviço ao próximo com empenho, dedicação e com o coração alegre. E na índia, fomos atrás da origem do jovem Kim, quem nos inspira a praticarmos nossas habilidades de observação.

Finalmente a aventura desembarcou no Brasil! Primeira parada em Matozinhos, Minas Gerais, e ali conhecemos a bravura do chefe Marcelo Diniz, reconhecido com a medalha Cruz de Valor Caio Vianna Martins em 2019. No litoral, na cidade de Antonina assistimos a história dos jovens escoteiros que fizeram uma grande jornada para defender sua cidade, tal como assumimos em nossa promessa escoteira. E a parada final: Curitiba, com a celebração da fraternidade escoteira entre cinco grupos escoteiros que celebraram a amizade em mais uma grande atividade escoteira.

O resultado da competição? Primeiro lugar para a “Fraternidade Escoteira”; o segundo para “Amamos o escotismo”; e o terceiro foi para “Quando será o próximo encontro?”

Nesse momento, que é muito delicado com toda essa situação que estamos vivendo, precisamos nos cuidar. Porém isso não impede de estarmos juntos (via internet, claro), até mesmo nas atividades escoteiras!

Então esperamos que todos estejam se cuidando e se protegendo, para que logo estejamos juntos novamente. J

Sempre Alerta!

Gostou tanto da atividade que gostaria de recordá-la? Assista as cerimônias de abertura e encerramento em:

https://www.facebook.com/escoteirospr/videos/659496441300297/

https://www.facebook.com/escoteirospr/videos/1244995659178381/

* Dos doze astronautas que até hoje pisaram na Lua, onze foram escoteiros.

  • Compartilhe:

Últimos Eventos

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens