Escoteiros em atividades de patrulha online


Realizar atividades de patrulhas faz parte do programa educativo do ramo escoteiro. Quando as atividades são presenciais vários são os desafios para garantir sua realização: decidir o que fazer, preparar a programação, solicitar autorização da Diretoria. No entanto, quando estamos em isolamento social, realizando encontros exclusivamente virtuais, o desafio de realizar atividades em patrulhas é ainda maior.

Ainda assim, os monitores da Tropa Escoteira Titan aceitaram com muito entusiasmo a proposta de organizar, e realizar, atividades de patrulha virtuais. E resolveram compartilhar a experiência que tiveram no dia 23 de maio de 2020, todos conectados em casa e unidos pelo propósito de fazer escotismo e aventurar-se com seu grupo de amigos!

Águia – muita conversa e diversão

Por João Vitor Gonçalves

Nossa aventura em patrulha e em formato online, que acabou sendo condecorada como a primeira atividade de patrulha realizada de maneira virtual, foi avaliada por nós como muito legal e divertida. O fato de não ser a mesma coisa que uma atividade de patrulha “ao vivo e a cores” e com as diversas limitações que encontramos no caminho não impediu que nos divertíssemos.

Fizemos algumas atividades relacionadas a especialidades e progressão para garantir que todos se saíssem muito bem no final da quarentena com diversas especialidades e algum avanço significativo na progressão.

Após esse momento “mais formal”, nós realizamos um jogo, conhecido popularmente como “Stop!” que foi muito divertido e nos fez rir bastante, mesmo a distância. Acabamos optando por fazer uma atividade mais curtinha primeiro em função das limitações encontradas e, segundo, para não deixar nenhum dos jovens desanimados para o dia seguinte, data dos Jogos da Fraternidade.

Como eu já mencionei anteriormente, as atividades online possuem diversas limitações (conexão da internet, falta de contato físico) e com certeza não são tão boas como as presenciais, porém, mesmo assim, fizemos nosso melhor possível para tornar a atividade o mais divertida possível, e bom… entendo que nós até que conseguimos!  Apenas o fato de estarmos ali, juntos, vendo uns aos outros em patrulha, já é algo sensacional e permite, inclusive, deixar todos com um sorriso no rosto.

As atividades de patrulha por sua vez, são extremamente importantes, pois elas fortalecem o laço existente dentro das patrulhas e torna os membros mais amigos uns dos outros, facilitando a convivência em ambientes de acampamentos e outras atividades realizadas entre as patrulhas. Por isso, mesmo que de maneira virtual, as atividades de patrulha são extremamente importantes para a convivência harmoniosa entre todos os membros da patrulha.

 

Condor assiste o filme Troop Zero

Por Matheus Santana Labre

A Patrulha Condor decidiu assistir em conjunto um filme, seguido de debate sobre os temas abordados. O desafio começou na definição da plataforma para que pudéssemos assistir em conjunto… com algumas ajudinhas, tudo funcionou bem.

Troop Zero conta a história de uma garota que quer formar uma tropa escoteira feminina para participar do Jamboree. Porém, tem um pequeno detalhe: a tropa dela é formada por pessoas “excluídas”, quer dizer, pessoas que não são aceitas na sociedade do jeito que elas são. Com o desenvolver da história elas aprendem que não importa o que os outros pensam sobre elas, o importante mesmo é a união e amizade que cultivam entre si.

No final do filme fizemos um debate e percebemos sua correlação com quatro artigos da Lei Escoteira, que são: 2. O escoteiro é leal; 4. O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros; 5. O escoteiro é cortês; 8. O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.

Foi um momento muito divertido, especialmente pelas risadas que demos juntos, afinal, o filme está repleto dos clichês escoteiros, como a venda de biscoitos na rua! Ainda assim, o filme nos deu várias lições que levaremos para a vida e recomendamos que você também assista!

Na minha opinião, as atividades de patrulha são momentos bem importantes para os jovens desenvolverem a autonomia, já que precisamos organizar a atividade com pouco (ou, às vezes, nenhum) auxílio da chefia. É necessário escolher o que vamos fazer na atividade, preparar a programação, fazer o projeto de segurança e etc. Ainda que trabalhoso, são momentos para a patrulha se divertir, aprender em conjunto e, principalmente, se unir e fortalecer a amizade.

 

Falcão – campeonato de nós e stop escoteiro

Por Gabriel Henrique Vernizze Dalke

A Patrulha Falcão também realizou sua atividade online em um encontro marcado em uma sala do aplicativo hangouts. Foi nossa primeira atividade de patrulha online e realizamos um campeonato de  amarras e jogamos “Stop escoteiro”.

Iniciamos a atividade com um campeonato de nós preparado pelo monitor, quem fez uma lista com vários  tipos  de nós e foi desafiando a todos a realizarem. Aqueles que não sabiam fazer, aprendiam na hora, apoiado pelos demais membros da patrulha. Começamos pelos mais simples, como os nós Direito e Escota, e depois passamos por outros menos conhecidos por nós, como a Volta da Ribeira, Volta do Fiel e o Pescador Duplo.

Também nos divertimos bastante com o jogo de stop escoteiro. Definimos em conjunto vários temas, como nomes de especialidades, temas para atividades e acampamentos para depois da quarentena, nomes de pessoas do GESD e nomes de nós e amarras. Você é capaz de responder todos esses temas com a letra “S”?

Fechamos nosso encontro com uma conversa sobre especialidades e decidimos fazer uma em conjunto. Cada um dos participantes ficou responsável por pesquisar as informações para dois itens, em uma semana compartilharemos as pesquisas e assim cada pessoa poderá apresentar ao seu chefe assessor.

Para mim, as atividades de patrulha procuram atrair o interesse dos escoteiros criando espaços divertidos e atraentes, visando a troca de conhecimentos e servem, principalmente, como um momento para unir e fortalecer as amizades da patrulha.

 

Gavião – diversão com tecnologia

Por Lucas Pontes

A patrulha Gavião parecia estar treinando para o Scout E-Sport League, pois definimos jogar dois jogos online: Stop e Gartic.io.

Stop é um jogo bem popular no qual o vencedor é quem escreve mais palavras com uma letra determinada, por exemplo a letra ‘’P’’.

Já o Gartic.io tem por objetivo acumular o maior número de pontos obtidos por meio de desenhos acertados, ou de interpretações corretas. A cada rodada, um dos jogadores é designado a desenhar uma determinada palavra. Caso alguém acerte esta palavra, tanto ela quanto o desenhista ganham pontos e a cada novo acerto a premiação de pontos passa a ser menor, tendo o limite mínimo de 1 ponto.

Foi uma ótima estratégia para colocarmos nossas habilidades intelectuais e artísticas à prova. Ambas são fundamentais no movimento escoteiro. Na verdade, já estamos ansiosos para colocá-las em prática nos jogos escoteiros em acampamentos e, claro, nos esquetes do Fogo de Conselho.

 

E estas foram as atividades realizadas pelas patrulhas da Tropa Titan. E o resumo dos aprendizados é que realmente o escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades, buscando alternativas para manter aceso o espírito escoteiro, mesmo em situação de isolamento social e impossibilidade de realização de atividades ao ar livre. Sempre Alerta!!!!

 

  • Compartilhe:

Últimos Eventos

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens