Revivendo Brownsea

Por Bruna Pioli

De 29 de julho a 9 de agosto de 1907, Robert Baden-Powell convidou vinte rapazes para fazer aquele que seria conhecido como o primeiro acampamento escoteiro da história. Ele aconteceu na Ilha de Brownsea, no sul da Inglaterra. No dia primeiro de agosto foi feita a abertura oficial do acampamento e dado o início às atividades escoteiras. Foi lá que B.P. colocou em prova o método escoteiro e comprovou sua eficácia. Publicou, então, “Escotismo para Rapazes” e o resto da história vocês conhecem.

Em lembrança a essa data, “De volta à Brownsea” foi o tema escolhido para o nosso primeiro acampamento online, que aconteceu nos dias 1º e 2 de agosto! Os pioneiros e mestres montaram seu campo em casa, com barracas ou cabaninhas de lençol. Teve gente que até montou fogueira no quintal. Para o nosso grande jogo, fizemos como B.P. e dividimos o Clã nas quatro patrulhas originais de Brownsea: Corvo, Maçarico, Touro e Lobo.

Depois disso, chegou a hora do jantar, que foi strogonoff. Cozinhamos e comemos todos juntos.

Ao anoitecer, fizemos nosso Fogo de Conselho: muito emocionante. Compartilhamos memórias, tivemos convidados especiais e a canção da despedida foi tocada ao vivo pelo Chefe Giovanni, da Alcateia Baloo.

No domingo, ainda tivemos um lindo culto e a partida do pioneiro Arthur, que completou 21 anos. Obrigado, Arthur, por todas as suas contribuições ao clã! E obrigado também a todos que participaram do nosso acampamento virtual e fizeram da nossa viagem à Brownsea inesquecível. Foi um excelente início de ciclo.

Como se não fosse bastante, um pouco antes do início do acampamento, o Clã ficou em festa, pois o agora Chefe Leonardo Klingelfus – antes pioneiro – recebeu sua Insígnia de BP. Queríamos esperar uma oportunidade presencial, mas a Covid-19 não deixou. Mesmo assim, foi lindo.

Ao Leo amigo, responsável, leal, alegre, digno de confiança… FELIZ CAMINHADA!

#servir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *