GESD se reúne em Assembleia de Grupo

Por Matheus Santana Labre, com a colaboração de Priscila da Paz Vieira

A Assembleia de Grupo é uma reunião onde os membros associados de um grupo escoteiro tomam decisões sobre sua gestão, discutindo temas como as finanças, eventos e etc. Membros da diretoria, jovens, escotistas, pais e responsáveis são convidados a participar. Uma vez mais eu estive presente, só que dessa vez foi diferente, vocês já descobrirão por quê!

Nosso encontro foi convocado para o dia 15 de outubro e foi como a Assembleia Geral das Nações Unidas desse ano: em formato virtual, fato inédito em 62 anos de história do nosso Grupo. Brincadeiras à parte, nós avaliamos e aprovamos as contas referentes ao ano de 2019 e fizemos a eleição dos nossos delegados à Assembleia Regional Escoteira: um delegado jovem, quatro adultos efetivos e dois suplentes. Eles irão representar o nosso grupo no próximo ano, na Assembleia que ocorrerá em abril, na cidade de Ponta Grossa.

Mas uma assembleia não inicia no dia em que ela é realizada. Nas semanas anteriores são publicadas as orientações: a convocação, que apresenta a pauta, ou seja, os temas que serão discutidos; e também recebemos orientações sobre a apresentação de interessados a candidatos para delegados. Nossa Corte de Honra se reuniu e definimos que apresentaríamos um candidato. Poderia dizer que já virou uma tradição, pois é a segunda vez consecutiva que nos mobilizamos (ano passado elegemos a Mariana Mazur Lor Dambrós como representante jovem; ela participou da Assembleia Regional Escoteira e ainda foi eleita como representante jovem para a Assembleia Nacional Escoteira, ambas em 2020).

Esse ano, coloquei meu nome à disposição. Fui aprovado pela Corte de Honra da Tropa Escoteira Titan, pela Assembleia da nossa Tropa e, finalmente, meu nome foi aprovado na Assembleia de Grupo. Me sinto muito honrado em poder representar nosso Grupo Escoteiro e o farei com muita responsabilidade, esse foi o compromisso que assumi no dia da minha promessa (“fazer o melhor possível”) e que reforcei após a eleição a delegado junto com todos os participantes.

Também serão delegados os escotistas Leonardo Morgado (Tropa Sênior Pico Paraná), Maderli Ponchirolli (Alcateia Baloo). Osmar Ponchirolli (Clã de Pioneiros Santos Dumont) e Kleber Broch (Tropa Sênior Pico Paraná). Os suplentes, que são responsáveis por substituir os efetivos em caso de impossibilidade de participação, são os escotistas Gabriel Fonseca (Tropa Escoteira Senta a Pua) e Mauro Alberti (Clube da Flor de Lis).

Pauta vencida, reunião encerrada….. agora estou na expectativa de que a pandemia acabe para que eu possa viajar à Ponta Grossa participar da minha primeira Assembleia Regional Escoteira de forma PRESENCIAL!

Sempre alerta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *