Print de reunião online com a legenda na foto: "Trioa Titan, enigma quebrando estereótipos".

Equipe Equidade de Gênero GESD em Ação: Tropa Titan

Você sabia que desde 2020 existe a Equipe de Equidade de Gênero do GESD? Essa foi uma iniciativa das então pioneiras Bruna Pioli, Carolina Dias Vianna e Maria Luísa Kovalhuk e hoje conta com o engajamento de diversos escotistas do nosso Grupo.

O propósito dessa equipe é “contribuir para que os jovens e adultos voluntários do nosso grupo escoteiro saibam o que é equidade de gênero e qual a importância de vivenciar este tema nas suas vidas”. E para alcançar esse objetivo, 2021 será um ano de realização de diversas atividades relacionadas ao tema.

No dia 13 de março, bem na semana em que comemoramos o Dia Internacional das Mulheres, a Tropa Escoteira Titan realizou uma atividade para discutir estereótipos, que muitas vezes provocam desigualdades de gênero. Os jovens foram desafiados a resolver enigma sobre acidente de pai e filho, no qual refletiram sobre como algumas construções sociais marcam preconceitos de gênero.

Para Laura Pioli, 13 anos, “durante a atividade nós discutimos sobre a falta de credibilidade que é dada às mulheres. Em muitas situações as mulheres têm seu crédito retirado por serem o que são, quer dizer, MULHERES, e foi sobre isso que o vídeo que assistimos tratou. Graças a ele tivemos espaço para abrir uma argumentação onde falamos sobre o assunto, e entendo que foi oportunidade para todos aprendermos muito”.

Matheus Labre, 14 anos, destaca que “há muito preconceito em relação a determinadas atividades profissionais. Nossa sociedade tem, infelizmente, uma visão de que mulheres não podem ser as mais competentes em determinados locais. Foi uma atividade muito interessante e reflexiva e eu espero que tenha mais atividades com esse tema”.

Uau… quanta profundidade nas reflexões, hein?

E aí, quer saber qual era o enigma? Em breve divulgaremos a ficha boa ideia dessa e de muitas outras atividades sobre equidade de gênero. Acompanhem nossas publicações no site do GESD para saber o que mais vamos “aprontar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *