Jovens e voluntários que participaram do evento

GESD realiza Mutirão Comunitário no CMEI CAIUÁ II.

145 jovens escoteiros e adultos voluntários revitalizam espaços infantis, paredes e jardins em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado na Cidade Industrial de Curitiba.

O Grupo Escoteiro Santos Dumont – GESD 20/PR – realizou no dia 24 de setembro o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, o MUTCOM 2022. Esta é uma atividade de mobilização dos Escoteiros do Brasil, com o objetivo de integrar e colaborar com a comunidade. Desta vez a atividade aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Caiuá II, localizado na Cidade Industrial de Curitiba, onde a Escotista Ana Paula Estevam, da Alcateia Bagheera, atua profissionalmente. Quando propôs a atividade, era a oportunidade de mostrar aos jovens escoteiros que fazer para o próximo faz bem a nós também e que essa entrega nos torna pessoas melhores. E no trabalho, mostrar que quando temos um propósito e batalhamos, conseguimos conquistar mesmo com obstáculos pelo caminho.
Ana Paula não esconde o orgulho ao unir Escotismo e o seu local trabalho. “A maior surpresa foi quando cheguei na horta e vi aquela muvuca toda de pais, escotistas limpando o espaço, revirando a terra, cortando árvore, os lobinhos pintando o muro…. ali foi a certeza que o trabalho de todos está fazendo a diferença”, avalia a Escotista.
Novas cores e tintas para paredes, muros e brinquedos. Foram plantados canteiros de flores, hortas, refeitos jardins e reparos pelo pátio infantil. Chuveiros, banheiros e pias também foram consertados e já estão em pleno funcionamento. Tudo isso só foi possível pelo envolvimento de muitos doadores e mobilizadores que garantiram os materiais necessários para que os 145 voluntários pudessem fazer acontecer uma verdadeira Ação Comunitária no último sábado.
Uma oportunidade especial para os mais de cem membros juvenis participantes (entre lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros) viverem novas experiências e contribuir com a comunidade em que estamos inseridos. Ao final do dia de trabalho, muitos braços cansados, calos nas mãos… e todos com sorriso no rosto! A escoteira Ana Beatriz dos Santos, traduziu muito bem o sentimento do dia: “Esse sábado foi maravilhoso. Várias experiências novas. Quando eu cheguei lá eu sabia que a gente tinha um propósito quero ajudar um CMEI e realmente a gente ajudou! Ficou muito lindo, o resultado magnífico, a gente deu o nosso melhor. Acho que ser escoteiro não é só fazer atividade dentro da sede e acampar. É também poder ajudar as outras pessoas”, reconhece a jovem escoteira da Tropa Senta à Pua.
Os Escotistas também estão orgulhosos pela participação de tantos jovens. “O Movimento Escoteiro em sua lei e promessa, traz o ‘estar alerta para ajudar o próximo, praticar boas ações e ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião’. Por isso, ao proporcionar atividades atraentes, progressivas e variadas em que podemos estender a mão a nossa sociedade, mostramos aos nossos jovens a realidade de comunidades que precisam de ajuda. São ações práticas, e não só palavras, que ficam na memória e vão acompanhar ao longo de suas vidas”, comenta a Escotista Cristiane Cazal da Tropa Titan.

Ana Paula Estevam foi coordenadora da atividade, e também é a atual diretora do CMEI Caiuá II, não esconde a alegria: “Sábado foi um dia que jamais vai sair da minha cabeça e do meu coração. Quanta energia boa, cada sorriso verdadeiro e sincero…. e os pais Meu Deus!!!! Colocando a mão na massa, com a mesma alegria e entusiasmo que os jovens. É isso que o Movimento Escoteiro tem de diferente, ele une as famílias e os jovens”.

Link para as fotos: https://photos.app.goo.gl/yV42dvYJkrCBiQd97