Os Velhos Condores

Os Velhos Condores

Ricardo Alberto Giannoni, Hermes Guido Uhlmann, João Heitor Martins Franco e Mauro Edson Alberti, alguns dos Velhos Condores.

Em 2002, ex-integrantes da Tropa Escoteira do início da década de 70, em sua maioria da Patrulha Condor, formalizaram algo que já existia, um grupo de amigos unidos pelo ideal do escotismo, e fundaram os Velhos Condores. A iniciativa foi do monitor da Patrulha Condor daquela época, o Hermes Guido Uhlmann. Desde então, esse grupo se reúne anualmente para contar histórias dos tempos em que eles foram escoteiros. A reunião é sempre marcada quando um dos Velhos Condores que mora no Rio de Janeiro, o Ricardo Giannoni, está em visita a Curitiba.

O símbolo do grupo é uma ave condor toda alquebrada (o nome do grupo também pode ser lido como Os Velhos Com Dores), e é uma homenagem à patrulha de origem da maioria dos membros desse grupo. Os encontros, na maioria das vezes, são na casa do chefe Elson Magalhães, que era Chefe de Grupo nos anos 70, e são regados a muita conversa e nostalgia das antigas atividades, ilustrados com fotos e camisetas de outros tempos. Mas não é só isso. “Nós sempre dizemos que, se o Santos Dumont tiver algum problema, os Velhos Condores estarão Sempre Alerta para ajudar no que for preciso. Esse é o nosso espírito”, explica Mauro Alberti, um dos participantes.