Por Luis Henrique Rodrigues da Silva
No dia 08/12/2018 as duas tropas escoteiras do Grupo Escoteiro Santos Dumont fomos à sede do Grupo Escoteiro Tapejara, junto com uma representante do Grupo Escoteiro Impisa, em uma atividade preparatória ao Camporee Sul 2019, que acontece entre os dias 16 e 20 de janeiro do próximo ano na cidade de Soledade (RS). O objetivo da atividade era decidir o que levar ao Camporee, quais seriam as patrulhas, os monitores e submonitores, e definir os nomes das patrulhas. Ainda fizemos duas atividades e para finalizar, fizemos uma confraternização.
Começamos fazendo uma atividade com frases famosas de Baden Powell: tivemos que formar as frases, reunindo-nos em duplas, e descobrir o nome do parceiro para nos conhecermos melhor. Nós também fizemos uma lista das coisas que devemos levar ao Camporee: recebemos uma lista com três colunas que diziam “Eu”, “Nós” e “Gabarito”. Na parte escrita do “Eu“ tivemos que definir, individualmente, a quantidade de cada item da lista. Na parte “Nós”, a patrulha escolhia a quantidade para levar de cada item da lista e no “Gabarito” era a quantidade recomendada pelos chefes.
Nós também escolhemos quem seria o monitor e quem seria o submonitor e no final nós fizemos uma deliciosa confraternização todos juntos =)
O que é o Camporee Sul 2019?
O Camporee Sul é um acampamento que reúne escoteiros, seniores e pioneiros de diversos grupos escoteiros da região sul do continente sul-americano, em uma determinada cidade da região sul, para um encontro de 4 dias. A próxima edição será entre os dias 16 a 20 de janeiro de 2019. E vejam a coincidência, a Delegação do GE Santos Dumont terá 60 participantes (um participante para cada ano de existência do Gesd).