SOMOS MAIS DE 40 MILHÕES DE ESCOTEIROS NO MUNDO!
O Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e credos, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo Fundador Baden-Powell e adotados pela UEB.
O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo.
Os Princípios do Escotismo são definidos na sua Promessa e Lei Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:
a) Dever para com Deus – Adesão a princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais.
b) Dever para com o Próximo – Lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercitadas pela Fraternidade Escoteira. Participação no desenvolvimento da sociedade com reconhecimento e respeito à dignidade do ser humano e ao equilíbrio do meio ambiente.
c) Dever para consigo mesmo – Responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.
O Método Escoteiro, com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos níveis do Movimento, caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos:
a) Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira:
Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso de vivência da Promessa e da Lei Escoteira.
b) Aprender fazendo:
Educando pela ação, o Escotismo valoriza:
– o aprendizado pela prática;
– o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa;
– os hábitos de observação, indução e dedução.
c) Vida em equipe, denominada nas Tropas “Sistema de Patrulhas”, incluindo:
– a descoberta e a aceitação progressiva de responsabilidade;
– a disciplina assumida voluntariamente;
– a capacidade tanto para cooperar como para liderar.
d) Atividades progressivas, atraentes e variadas, compreendendo:
– jogos;
– habilidade e técnicas úteis, estimuladas por um sistema de distintivos;
– vida ao ar livre e em contato com a Natureza;
– interação com a Comunidade;
– mística e ambiente fraterno.
e) Desenvolvimento pessoal com orientação individual considerando:
– a realidade e o ponto de vista dos jovens;
– a confiança nas potencialidades de cada jovem;
– o exemplo pessoal do adulto;
– Seções com número limitado de jovens e faixa etária própria