Aeronáutico

45 anos do Clã Pioneiro

No dia 1º de julho de 2023, nosso Clã comemorou seus 45 anos de fundação, com várias celebrações:

  • renovação da nossa sede (trabalho duro dos atuais integrantes do clã…);
  • “parabéns” na abertura geral, com bolo para todos do grupo;
  • reunião com a Diretoria do Grupo;
  • reunião com ex-pioneiros: aqueles que ainda estão no Grupo e outros que puderam nos visitar.

E, vejam, que privilégio: entre os convidados, dois pioneiros fundadores: Mauro Edson Alberti (hoje, no Clube da Flor de Lis do Gesd), e Kung Darh-Luen, além de mensagem de outro fundador, o Érik Silva Pinto, hoje vivendo nos EUA.

Além dos fundadores, pudemos conversar com o grande incentivador para a abertura do nosso Clã – o primeiro clã misto do Brasil: Elson Pereira Magalhães. À época, exercia a função equivalente à de Presidente do grupo.

O Elson relatou as providências tomadas para que o nosso Clã pudesse existir: o Escotismo iniciava sua trajetória para incluir as meninas e, assim, dar a todos a oportunidade de participar dessa proposta incrível de educação…

O encontro foi ainda enriquecido com o relato, pelo Mauro e pelo Kung,  de como foi a reunião de fundação do Clã e seus primeiros passos, quando o grupo ainda estava abrigado na Sociedade Thalia, na Rua Comendador Araújo, em Curitiba. Também não faltaram lembranças de alguns pioneiros das boas atividades de que participaram, do rumo que estão dando às próprias vidas, do impacto do Escotismo em suas escolhas.

Encerramos com “chave de ouro”, destacando inúmeros jovens que conquistaram a Insígnia de BP – alguns presentes – inclusive a última, a Pioneira Maiara Miotti Cunha, que escreveu livro contando um pouco da história do Clã, seus símbolos e tradições, disponível virtualmente.

Pioneiros:

Alice de Souza Rocha

André Yassuo Freitas

Diogo Stockler

Guilherme Pedron

Larissa Lopes Giuliani

Leonardo Cavalli Maran Santos

Naomi de Lima

Nikollas Suominski Theo Vargas Macedo

Mestres:

Breno Cesar Souza Castro

Camila Osternack

Diva Irene da Paz Vieira Osmar Ponchirolli

Distintivo comemorativo com uma mão segurando uma forquilha e escrito: "45 anos, 1978 - 2023. Vai à frente. Clã Pioneiro Santos Dumont 20/PR".

Visita ao Cindacta II

A Tropa Senta a Pua (SAP) realizou o Grande Jogo Aéreo no dia 22 de abril de 2023.
Uma atividade que nos ensinou muito sobre as primeiras conquistas dos ares e que nesse ano homenageia os 150 anos de Santos Dumont, pai da aviação!

Nossa tropa teve a oportunidade única e super divertida de visitar o Cindacta II, uma base militar direcionada à proteção e controle da circulação aérea do Brasil.

Com ajuda dos profissionais, pudemos conhecer de pertinho como funcionam as aeronaves e o trabalho deles, que protege os céus do nosso país.
Ficamos encantados com os cuidados que eles têm, e descobrimos muitas coisas legais. Você sabia que no primeiro avião a calda era a parte da frente?

A SAP adorou a experiência, principalmente ao entrar nas aeronaves.
Com certeza um dia que ficará marcado no coração de todos que participaram.

Escoteira Isabel Moraes

Helicoptero do Cindacta II parado na área de pouso.

Desafio Velho Oeste 2023

Nos dias 21, 22 e 23/04/2023 aconteceu o tão sonhado acamtropas do ramo Sênior, que foi idealizado pela corte de honra da tropa Sênior Pico Paraná. Foram 100 jovens e 20 adultos de diferentes grupos, entre eles estavam: Grupo Escoteiro Santa Mônica, Medianeira, Do Ar Thalia, Carlos Pereira de Araújo, Pindorama e o Santos Dumont. Todas as patrulhas de cada tropa foram divididas em subcampos que nomeamos com nomes de cidades do velho oeste. BODIE CITY (Caratuva-GESD), RHYOLITE CITY (Tucum-GESD), THURMOND CITY (Ferraria- GESD), CALICO CITY (Camapuã-GESD).

O acampamento foi realizado na Estância Ilha Verde em Campo Largo (Paraná) e contou com muitas atividades criativas como, touro mecânico em cima de um barril, falsa baiana em cima do lago e comando submerso, corrida de orientação e arco e flecha. Na primeira noite contamos com uma festa Saloon temática do velho oeste, com direito a jogos de baralho, uno, doces e muita música da atualidade. O jogo noturno foi o tradicional farol (Precisamos encostar no chefe sem sermos pegos pela lanterna), podemos contar nos dedos todos aqueles que conseguiram ganhar pois não foi fácil, estávamos em uma subida íngreme e foi de extrema dificuldade ir se arrastando até o chefe. Nosso fogo de conselho foi marcado por muita emoção e muito calor em nosso coração, estar nesse movimento é sempre ter um brilho no olho. Em nosso último dia de acampamento, fizemos jogos escoteiros típicos como, “boi bravo” e “estrela”. Terminamos o dia com depoimentos muito emocionantes de jovens que estão indo para o clã e agradecimentos de jovens que ficaram muito gratos por nossa atividade e pelo bom tempo ter nos ajudado nesse acampamento.

Unidos em um só propósito que é o bem ao próximo e ao bem ambiente, voltamos pra casa limpos de alma. (Porque de corpo só depois do banho)

“O lobinho quer ser escoteiro, O escoteiro não vê a hora de ser sênior, O sênior quer ficar e o pioneiro quer voltar”.

Guia Anna Julia Almeida

Participantes em ferradura durante a atividade.

Alcateia Baloo participa do Festival de Teatro de Curitiba

O Festival de Teatro de Curitiba começou no ano de 1992 e tem o objetivo de promover e valorizar as artes como forma de entretenimento, de reflexão e de encontros.

A 31ª edição do Festival aconteceu entre os dias 27 de março a 09 de abril de 2023, e é claro que os lobinhos não gostariam de perder essa oportunidade! A alcateia Baloo do Grupo Escoteiro Santos Dumont – GESD 20/PR – participou no dia 01 de abril. Essa foi uma atividade para mostrar um pouco mais de Curitiba para os lobinhos, mas principalmente para introduzir o tema cultura: apresentando o teatro como forma de provocar a interação, a reflexão e despertar a curiosidade sobre novos assuntos. “Ao meu ver plantamos uma sementinha, agora é regar e ver crescer e se desenvolver”, refletiu Alex Sander, Akelá da alcateia Baloo e também coordenador da atividade.

A atividade iniciou ao meio dia na Praça Generoso Marques, no Centro, e dali todos foram ao primeiro destino: a Alfaiataria Espaço de Arte, assistir à apresentação CADÊ MEU BOLO? da Companhia de Teatro Segundo Ato, em que todos estavam animadíssimos para o aniversário da cidade, até que o bolo sumiu! O Detetive Rocha aparece e, junto da plateia, tenta desvendar o mistério da sobremesa desaparecida. Essa apresentação contou com intérprete de Libras.

Todos os lobinhos levaram um lanche que foi saboreado no jardim da própria Alfaiataria e foram para a próxima aventura: andar de ônibus! O biarticulado Santa Cândida/Capão Raso levou a alcateia até o bairro Portão, aonde veriam mais um espetáculo e encerrariam a atividade do dia.

No Teatro SESI Portão, assistiram ao espetáculo SIM, VIVER É UM PRESENTE! da dupla musical Manaká, que deram um show de interação com a plateia, com músicas que falam de amor e amizade. Também pediram para as crianças repetirem e não esquecerem um recado especial: “A minha imaginação não tem limite”.

A lobinha Maya comentou sua participação da atividade: “O Festival de Teatro de Curitiba é muito legal! A gente aprende mais cultura. Eu aprendi coisas novas, conheci os atores e tirei muitas fotos. Os atores são muito legais e engraçados. Foi muito bom ir ao Festival. Adorei”.

Os pais de apoio presentes também demonstraram seu contentamento com a atividade: “Excelente iniciativa de aproveitar o Festival e traçar um roteiro para que os lobinhos contemplassem duas peças, numa só tarde. Ainda mais indo de ônibus. Notava-se claramente o brilho nos olhos deles. O que mais me chamou a atenção, foi ver as crianças especiais adorando a experiência. Importantíssimo para a formação das crianças esse incentivo à cultura”, comentou Wagner, pai de apoio da atividade. “Achei sensacional a sacada dos chefes em levar arte e cultura para a atividade escoteira, levando os lobinhos ao teatro. Arte leva os lobinhos a refletirem, se soltarem e se divertirem. Formando lobos com pensamentos críticos, cultural e artístico”, disse a Monalisa, mãe de apoio da atividade.

Quem sabe em 2024 tem mais…

Link Festival de Teatro de Curitiba: https://festivaldecuritiba.com.br/

Convocação para Assembleia de Grupo 2023

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL – REGIÃO DO PARANÁ
GRUPO ESCOTEIRO SANTOS DUMONT – 20 PR
CONVOCAÇÃO

A Diretoria do Grupo Escoteiro Santos Dumont – 020/PR, de conformidade com os Artigos 32, 33 e 34 do Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil, vem pelo presente instrumento convocar os membros da Assembléia de Grupo: Dirigentes, Membros da Comissão Fiscal, Pais/Responsáveis pelos jovens do Grupo, Escotistas, Membros do Clube da Flor-de-Lis, Pioneiros, Monitores e Monitoras do Ramo Sênior e Escoteiro, a realizar-se no dia 18 de março de 2023.

Sessão de trabalho no dia 18 de março de 2022 às 17h em primeira convocação, com a presença na integralidade de seus membros, e às 17h30 em segunda convocação, com qualquer número de membros presentes.

Local: SEDE DO GRUPO ESCOTEIRO SANTOS DUMONT- 20 PR (Rua Francisco Rocha 747 – Curitiba/PR), seguindo a seguinte ordem do dia:

1 – Eleição do Presidente da Assembleia;
2 – Eleição do Secretário da Assembleia;
3 – Aprovação da Ata da Assembleia anterior;
4 – Prestação de contas do exercício de 2022;
5 – Parecer do Conselho Fiscal sobre as contas de 2022;
6 – Definição da mensalidade (taxa de família) para o ano de 2023;
7 – Eleição através de chapa da Diretoria de Grupo Gestão – abril de 2023 até março de 2025;
8 – Eleição através de voto unitário dos membros da Comissão Fiscal para Gestão – 2023/2025;
9 – Eleição dos representantes do Grupo Escoteiro para a Assembleia Regional de 2024;
10 – Assuntos Gerais;
11 – Posse da nova diretoria e dos membros da Comissão Fiscal.

Curitiba, 1 de março de 2023

Luis Alberto Gobbo de Oliveira
DIRETOR PRESIDENTE

Nota: A ata da Assembleia anterior e a prestação de contas do ano de 2022 está disponível em https://gesd.org.br/downloads/

EDITAL DE DEFINIÇÃO DA ESCOLHA DO DISTINTIVO DOS 65 ANOS DO GRUPO ESCOTEIRO SANTOS DUMONT

Estão abertas as inscrições para o concurso do distintivo em comemoração ao aniversário de 65 anos do Grupo Escoteiro Santos Dumont, que será no dia 18.12.2023.

Poderão participar do concurso os Lobinhos, Escoteiros e Seniores do Grupo Escoteiro Santos Dumont.

É muito importante a participação dos jovens neste concurso, com o intuito de desenvolver a criatividade e o espírito participativo. Leia o regulamento anexo e Boa Sorte!

REGULAMENTO DO PROCESSO DE ESCOLHA DO DISTINTIVO DOS 65 ANOS DE COMEMORAÇAO DO ANIVERSÁRIO DO GRUPO ESCOTEIRO SANTOS DUMONT – 20 PR.

A escolha do distintivo será realizada no dia 26 de novembro de 2022.

A Diretoria do Grupo Escoteiro Santos Dumont – 20 PR. torna público aos membros do Grupo Escoteiro que receberá sugestões para a arte do distintivo dos 65 anos do aniversário do Grupo.

DO PRAZO E FORMA DE ENTREGA:
Fica definido que a data final para entrega das artes será o dia 19.11.2022, pelo e-mail (gesd@gesd.org.br) ou pessoalmente na sede do Grupo.
Será aceita a participação de jovens entre 6,5 e 17 anos que deverão informar seu nome completo, número de registro escoteiro e data de nascimento.
Serão indeferidas as solicitações feitas após este período ou não acompanhadas de todos os dados solicitados.

TÓPICOS IMPORTANTES:
• A Arte deverá ocupar uma área de 56,25 cm2 (7,5 cm X 7,5 cm) quadrados, poderá ter qualquer formato desde que não exceda esta área.
Exemplo (um círculo com 7,5 cm de diâmetro)
• O distintivo deve conter os dizeres “65 anos” (ou 65ª.anivesário), a data 18.12.2023 e ser inspirado nas imagens que caracterizam o GESD (ex. bolacha do grupo, pintura externa da sede, Dumonzinho e limitado a três cores.
• A diretoria do Grupo poderá realizar pequenas modificações na arte com o consentimento do seu autor.
• O vencedor do concurso ganhará 10 (dez) distintivos.

• Para participar deste concurso, o candidato deverá estar devidamente registrado no ano de 2022.

DA SELEÇÂO:
O processo de seleção do distintivo dos 65 anos do Grupo Escoteiro Santos Dumont acontecerá da seguinte forma:

  1. Os candidatos que atenderem os requisitos exigidos para participação neste concurso serão submetidos à análise do Comitê Avaliador formado pela Comissão dos 65 anos. Os 3 (três) melhores serão submetidos à Diretoria do GESD para aprovação final.
  2. A Diretoria do GESD fará a escolha do Distintivo Oficial em uma reunião a ser realizada no dia 26.11.2022.
  3. O resultado será publicado no dia 03.12.2022 nos meios de comunicação do GESD e no ACAMGESD.

Curitiba, 17 de setembro de 2022.

Sempre Alerta

Adriano Koehler
Diretor Presidente

Formato 7,5 cm X 7,5 cm

GESD realiza Mutirão Comunitário no CMEI CAIUÁ II.

145 jovens escoteiros e adultos voluntários revitalizam espaços infantis, paredes e jardins em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado na Cidade Industrial de Curitiba.

O Grupo Escoteiro Santos Dumont – GESD 20/PR – realizou no dia 24 de setembro o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, o MUTCOM 2022. Esta é uma atividade de mobilização dos Escoteiros do Brasil, com o objetivo de integrar e colaborar com a comunidade. Desta vez a atividade aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Caiuá II, localizado na Cidade Industrial de Curitiba, onde a Escotista Ana Paula Estevam, da Alcateia Bagheera, atua profissionalmente. Quando propôs a atividade, era a oportunidade de mostrar aos jovens escoteiros que fazer para o próximo faz bem a nós também e que essa entrega nos torna pessoas melhores. E no trabalho, mostrar que quando temos um propósito e batalhamos, conseguimos conquistar mesmo com obstáculos pelo caminho.
Ana Paula não esconde o orgulho ao unir Escotismo e o seu local trabalho. “A maior surpresa foi quando cheguei na horta e vi aquela muvuca toda de pais, escotistas limpando o espaço, revirando a terra, cortando árvore, os lobinhos pintando o muro…. ali foi a certeza que o trabalho de todos está fazendo a diferença”, avalia a Escotista.
Novas cores e tintas para paredes, muros e brinquedos. Foram plantados canteiros de flores, hortas, refeitos jardins e reparos pelo pátio infantil. Chuveiros, banheiros e pias também foram consertados e já estão em pleno funcionamento. Tudo isso só foi possível pelo envolvimento de muitos doadores e mobilizadores que garantiram os materiais necessários para que os 145 voluntários pudessem fazer acontecer uma verdadeira Ação Comunitária no último sábado.
Uma oportunidade especial para os mais de cem membros juvenis participantes (entre lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros) viverem novas experiências e contribuir com a comunidade em que estamos inseridos. Ao final do dia de trabalho, muitos braços cansados, calos nas mãos… e todos com sorriso no rosto! A escoteira Ana Beatriz dos Santos, traduziu muito bem o sentimento do dia: “Esse sábado foi maravilhoso. Várias experiências novas. Quando eu cheguei lá eu sabia que a gente tinha um propósito quero ajudar um CMEI e realmente a gente ajudou! Ficou muito lindo, o resultado magnífico, a gente deu o nosso melhor. Acho que ser escoteiro não é só fazer atividade dentro da sede e acampar. É também poder ajudar as outras pessoas”, reconhece a jovem escoteira da Tropa Senta à Pua.
Os Escotistas também estão orgulhosos pela participação de tantos jovens. “O Movimento Escoteiro em sua lei e promessa, traz o ‘estar alerta para ajudar o próximo, praticar boas ações e ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião’. Por isso, ao proporcionar atividades atraentes, progressivas e variadas em que podemos estender a mão a nossa sociedade, mostramos aos nossos jovens a realidade de comunidades que precisam de ajuda. São ações práticas, e não só palavras, que ficam na memória e vão acompanhar ao longo de suas vidas”, comenta a Escotista Cristiane Cazal da Tropa Titan.

Ana Paula Estevam foi coordenadora da atividade, e também é a atual diretora do CMEI Caiuá II, não esconde a alegria: “Sábado foi um dia que jamais vai sair da minha cabeça e do meu coração. Quanta energia boa, cada sorriso verdadeiro e sincero…. e os pais Meu Deus!!!! Colocando a mão na massa, com a mesma alegria e entusiasmo que os jovens. É isso que o Movimento Escoteiro tem de diferente, ele une as famílias e os jovens”.

Link para as fotos: https://photos.app.goo.gl/yV42dvYJkrCBiQd97

Convocação para Assembleia de Grupo

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL – REGIÃO DO PARANÁ
GRUPO ESCOTEIRO SANTOS DUMONT – 20 PR
CONVOCAÇÃO
A Diretoria do Grupo Escoteiro Santos Dumont – 020/PR, de conformidade com os
Artigos 32, 33 e 34 do Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil, vem pelo presente
instrumento convocar os membros da Assembleia de Grupo: Dirigentes, Membros da
Comissão Fiscal, Pais/Responsáveis pelos jovens do Grupo, Escotistas, Membros do
Clube da Flor-de-Lis, Pioneiros, Monitores e Monitoras do Ramo Sênior e Escoteiro, a
realizar-se no dia 02 de abril de 2022.
Sessão de trabalho no dia 02 de abril de 2022 às 17h30 em primeira convocação, com
a presença na integralidade de seus membros, e às 18h, em segunda convocação, com qualquer número de membros presentes.

Local: SEDE DO GRUPO ESCOTEIRO SANTOS DUMONT- 20 PR, seguindo a seguinte
ordem do dia:

1 – Abertura da Assembleia de Grupo;
2 – Eleição do Presidente e Vice-Presidente da Assembleia;
3 – Eleição do Secretário da Assembleia;
4 – Nomeação dos membros das Comissões Gerais (Escrutínio e Assuntos Gerais)
5 – Aprovação da Ata da Assembleia anterior;
6 – Prestação de contas do exercício de 2021;
7 – Parecer e recomendações do Conselho Fiscal sobre as contas de 2021;
8 – Eleição dos representantes do Grupo Escoteiro para a Assembleia Regional de 2023;
9 – Assuntos Gerais
10 – Encerramento

Curitiba, 12 de março de 2022

Adriano Koehler
DIRETOR PRESIDENTE

Nota: A ata da Assembleia anterior e a prestação de contas está disponível em
https://gesd.org.br/downloads/

Clã Santos Dumont no Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela

Pioneiros “peregrinos” renovam energias numa caminhada inesquecível

É preciso reconhecer que fomos valentes realizando atividades virtuais por quase dois anos e, no final, às vezes, com impulso de desistir, mas nosso ideal escoteiro prevaleceu. E a possibilidade de voltar fez surgir energia para uma atividade pensada em 2020, justamente em uma das nossas atividades virtuais: o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela.

Então, no feriado de 15 de novembro, nos aventuramos… afinal, SSSÓÓÓÓ 21 km. Bem, 21 km nem é tanto, mas… “tinha uma pedra no meio do caminho” … Aliás, duas: duas pequenas montanhas que exigiram umas 10h de caminhada.

Antes, claro, a viagem de Curitiba a Floripa, que durou 8 horas (umas 3h a mais do que planejamos); depois, a instalação no Camping Caminho do Rei, um pouco de praia e um Fogo de Conselho inspirador…

No segundo dia, então, a caminhada… dos pioneiros “peregrinos” do nosso Clã…

Aproveitando a proposta do próprio Caminho Brasileiro, todos pudemos refletir sobre os 4 pontos de parada – por sinal, em sintonia com o que também se propõe a nós pioneiros:

  1. O CHAMADO
  2. A MISSÃO
  3. O MARTÍRIO
  4. O CAMINHO

No terceiro dia… conversar como foi, como estamos, e a volta pra Curitiba, com nossas lembranças e aprendizados.

Foi muito bom. Se alguém quiser experimentar… Elaboramos uma Ficha Boa Ideia que pode ajudar na preparação…