» Quero ser voluntário

Adultos no Escotismo

Se você é uma pessoa entusiasmada com a juventude, pai de algum jovem que já faz parte, ou alguém totalmente novo no Escotismo, você veio ao lugar certo!

Uma das maiores dificuldades do Escotismo é justamente não conseguir atender mais jovens devido a falta de adultos voluntários. Isto é uma verdade, já que o Movimento Escoteiro no Brasil está em ascensão e hoje conta com aproximadamente 70 mil jovens e mais alguns milhares em fila de espera, simplesmente por não ter adultos para colaborar.

Porque Ajudar?
Existem muitas razões pelas quais os adultos optam por contribuir com o Escotismo. Aqui estão algumas destas razões:

Colaborar com a comunidade: O Escotismo é uma maneira bastante eficiente de fazer com que seu jovem assuma seu próprio desenvolvimento e seja um cidadão útil em nossa sociedade.

Para apoiar os Escotistas: Os adultos que acompanham os jovens são muito empenhados. O trabalho voluntário contribui para a construção de um mundo melhor.

Ficar mais tempo com seu filho:O Escotismo oferece uma excelente oportunidade de pais e filhos realizarem atividades juntos.

Desenvolver suas próprias habilidades:O Escotismo auxilia também o adulto a conhecer coisas novas e interessantes, desenvolvemos habilidades (trabalho em equipe, decisão, etc) que acabam sendo úteis também em suas vidas particulares.

Apreciar a aventura e redescobrir a si mesmo: O Escotismo oferece muito contato com a natureza e a oportunidade de termos uma vida mais saudável.

A aventura não é somente para os jovens, mas também para os adultos!

Faça parte! Seja também um voluntário do Movimento Escoteiro!

COMO EU POSSO AJUDAR?

 

ESCOTISTA

Cada seção (Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro) possuem adultos, chamados escotistas, que organizam e realizam as atividades diretamente com os jovens.

Os escotistas podem optar em atuar nas seguintes seções:

Ramo Lobinho – Com idade entre 6,5 e 10 anos.

Ramo Escoteiro – Com idade entre 11 e 14 anos

Ramo Sênior – Com idade entre 15 e 17 anos

Ramo Pioneiro – Com idade entre 18 e 21 anos.

Os escotistas são os responsáveis diretos em aplicar o programa e o Método Escoteiro. Para isto eles planejam atividades como jogos, acampamentos, excursões, etc.

 

PAIS DE APOIO.

Pais e familiares são incentivados a ajudar uma seção de alguma forma, seja no transporte para um acampamento, na cantina, preparando alguma atividade, etc.

Adultos que têm uma habilidade ou interesse específico também podem optar por executar uma determinada atividade ou evento. Essas habilidades são inestimáveis ??para o Grupo Escoteiro e geralmente podem ajudar os jovens a conquistar um distintivo em particular.

É uma função bastante interessante, já que aproxima os pais de seus filhos.
DIRIGENTE

São voluntários que fazem a gestão administrativa de um Grupo Escoteiro, operando em conformidade com as políticas e normas da União dos Escoteiros do Brasil.

Esta é a função ideal para os adultos que não desejam trabalhar diretamente com os jovens, mas que estão comprometidos com a finalidade, objetivos e desenvolvimento do Movimento Escoteiro.

Nesta linha existem várias funções; Presidente, Diretor Administrativo, Diretor Financeiro, Diretor de Loja, Diretor de Marketing, etc.

CLUBE DA FLOR DE LIS (CFL)

São adultos que apoiam, de maneira pontual, as atividades do Grupo Escoteiro. Ajudam no recrutamento e seleção de novos voluntários, captação de recursos, treinamento e atividades.

É uma ótima opção para adultos que querem contribuir, mas que devido as suas agendas, não podem estar sempre no Grupo Escoteiro.

Se você quer saber mais como ajudar, preencha o formulário abaixo que logo entraremos em contato.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens