Ramo Lobinho

Insígnia Cruzeiro do Sul

No Movimento Escoteiro, as crianças de 6 anos e meio até 10 anos são chamadas de LOBINHOS ou LOBINHAS. Você sabe por quê? Porque o lobo é um animal muito esperto e que sabe viver bem em grupo, por isso foi escolhido para representá-los.

Os lobinhos e lobinhas fazem parte de um grupo chamado Alcateia, que é o nome que se dá a um conjunto de lobos. Todos brincam juntos, mas para facilitar algumas atividades, eles são organizados em Matilhas, pequenos grupos de lobinhos e lobinhas que tem por nome uma das cores de lobo: Matilha Preta, Matilha Cinza, etc.

Que tal você ser um Lobo Branco? Ou Lobo Vermelho?

O MUNDO DE FANTASIA

Você conhece a história de Mowgli? Ela conta as aventuras de um menino que se perdeu na selva e foi criado por uma família de lobos. Na floresta ele aprendeu muito com seus pais (Pai Lobo e Raksha), com o urso Baloo, com a pantera negra Bagheera, com o chefe da Alcateia, o lobo Akelá e se divertiu muito em brincadeiras com seus irmãos lobinhos, entre eles o Lobo Gris.

A vida dos lobinhos e lobinhas em um Grupo Escoteiro é inspirada nessa história e, como Mowgli, vivem juntos muitas aventuras. Os chefes da Alcateia, os Velhos Lobos, para brincar com os lobinhos e lobinhas, usam os nomes dos personagens dessa história.

Quer vir brincar conosco?

ATIVIDADES

Os lobinhos e lobinhas se encontram todas as semanas na sede do Grupo Escoteiro para realizar reuniões, excursões, acampamentos, passeios, visitas a outras alcateias, etc. Nesses encontros eles se divertem e descobrem um mundo de coisas interessantes.

Se você já é um lobinho, parabéns, faça o seu Melhor Possível sempre.  Se você ainda não é um lobinho ou lobinha, procure logo um Grupo Escoteiro. Você vai saber como é possível aprender brincando e ser muito feliz.