RAMO PIONEIRO

O Movimento Escoteiro é dividido em etapas que chamamos de ramos, que são divididos de acordo com a idade. A última etapa é o Ramo Pioneiro e fazem parte dela jovens adultos com idade entre 18 e 21 anos. O grupo de pioneiros dentro de um grupo escoteiro recebe a denominação de Clã e o chefe responsável é o Mestre Pioneiro.
Além de aventura e técnicas escoteiras, o pioneiro realiza suas atividades em prol do bem da sociedade. Nesse ramo, são incentivados pelo Mestre e pelos companheiros de Clã, a participarem de atividades de cunho comunitário e que visem o bem estar humano e do meio ambiente, que podem ser desenvolvidas por meio de projetos individuais ou em grupos de interesse.

 

LISTA DE ATIVIDADES

Para o pioneiro, as atividades vão muito além dos acampamentos, trilhas, excursões, travessias, jornadas e torneios técnicos. Um pioneiro preocupa-se com a sociedade e está sempre participando, seja na elaboração, execução e contribuição de campanhas sócio-ambientais. Fazem parte da rotina de um pioneiro, ações como doações de sangue, coleta de alimentos e agasalhos, visitas a instituições carentes e trabalhos voluntários. Por meio dessas atividades os clãs têm a oportunidade de ajudar a quem necessita. Também como pioneiro tem-se a oportunidade de auxiliar em acampamentos regionais e nacionais como o ELO e o Ajuri, bem como em grandes acampamentos nacionais, panamericanos e internacionais que ocorrem periodicamente. Além disso, apenas no ramo se participa da chamada Vigília Pioneira, uma das várias cerimônias do Ramo que são inesquecíveis. Também ocorrem esporadicamente os Mutirões Pioneiros que podem ser regionais, nacionais ou internacionais, com atividades voltadas apenas para os jovens do ramo, sempre com a base de ajudar o próximo em atividades comunitárias.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens