Alcateia Baloo participa do Festival de Teatro de Curitiba

O Festival de Teatro de Curitiba começou no ano de 1992 e tem o objetivo de promover e valorizar as artes como forma de entretenimento, de reflexão e de encontros.

A 31ª edição do Festival aconteceu entre os dias 27 de março a 09 de abril de 2023, e é claro que os lobinhos não gostariam de perder essa oportunidade! A alcateia Baloo do Grupo Escoteiro Santos Dumont – GESD 20/PR – participou no dia 01 de abril. Essa foi uma atividade para mostrar um pouco mais de Curitiba para os lobinhos, mas principalmente para introduzir o tema cultura: apresentando o teatro como forma de provocar a interação, a reflexão e despertar a curiosidade sobre novos assuntos. “Ao meu ver plantamos uma sementinha, agora é regar e ver crescer e se desenvolver”, refletiu Alex Sander, Akelá da alcateia Baloo e também coordenador da atividade.

A atividade iniciou ao meio dia na Praça Generoso Marques, no Centro, e dali todos foram ao primeiro destino: a Alfaiataria Espaço de Arte, assistir à apresentação CADÊ MEU BOLO? da Companhia de Teatro Segundo Ato, em que todos estavam animadíssimos para o aniversário da cidade, até que o bolo sumiu! O Detetive Rocha aparece e, junto da plateia, tenta desvendar o mistério da sobremesa desaparecida. Essa apresentação contou com intérprete de Libras.

Todos os lobinhos levaram um lanche que foi saboreado no jardim da própria Alfaiataria e foram para a próxima aventura: andar de ônibus! O biarticulado Santa Cândida/Capão Raso levou a alcateia até o bairro Portão, aonde veriam mais um espetáculo e encerrariam a atividade do dia.

No Teatro SESI Portão, assistiram ao espetáculo SIM, VIVER É UM PRESENTE! da dupla musical Manaká, que deram um show de interação com a plateia, com músicas que falam de amor e amizade. Também pediram para as crianças repetirem e não esquecerem um recado especial: “A minha imaginação não tem limite”.

A lobinha Maya comentou sua participação da atividade: “O Festival de Teatro de Curitiba é muito legal! A gente aprende mais cultura. Eu aprendi coisas novas, conheci os atores e tirei muitas fotos. Os atores são muito legais e engraçados. Foi muito bom ir ao Festival. Adorei”.

Os pais de apoio presentes também demonstraram seu contentamento com a atividade: “Excelente iniciativa de aproveitar o Festival e traçar um roteiro para que os lobinhos contemplassem duas peças, numa só tarde. Ainda mais indo de ônibus. Notava-se claramente o brilho nos olhos deles. O que mais me chamou a atenção, foi ver as crianças especiais adorando a experiência. Importantíssimo para a formação das crianças esse incentivo à cultura”, comentou Wagner, pai de apoio da atividade. “Achei sensacional a sacada dos chefes em levar arte e cultura para a atividade escoteira, levando os lobinhos ao teatro. Arte leva os lobinhos a refletirem, se soltarem e se divertirem. Formando lobos com pensamentos críticos, cultural e artístico”, disse a Monalisa, mãe de apoio da atividade.

Quem sabe em 2024 tem mais…

Link Festival de Teatro de Curitiba: https://festivaldecuritiba.com.br/