Por Laura Pioli, Tropa Titan
O Mutcom – Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, é uma atividade comunitária realizada por vários grupos escoteiros no país durante o mês de setembro.
Todas as seções do Grupo Escoteiro Santos Dumont realizaram atividades para o Mutcom nos dias 15 de setembro e no dia 29 de setembro. Vamos conhecer o que eles fizeram.
A Alcateia Bagheera realizou atividade baseada no Projeto da Insígnia de Boa Ação da lobinha Sofia Monteiro Pimentel. O projeto visou coletar itens para doar para o Lar Infantil Sol Amigo. Para isso, eles fizeram plantão de arrecadação em dois mercados: um no Bairro Portão e outro no Uberaba.
Para a alcateia, participar da atividade é importante porque é uma oportunidade para realizar uma boa ação grande e que promove impacto para muitas pessoas. Além disso, pensar que estas ações estão sendo feitas simultaneamente no Brasil inteiro faz com que se sinta o espírito escoteiro.
Querem saber o resultado? No total, 1312 itens foram arrecadados! A Sofia esperava arrecadar 200 itens e o resultado final foi 6,5 vezes maior do que a expectativa!!! 903 litros de leite; 233 achocolatados; 165 itens de higiene e 11 alimentos em geral.
A Alcatéia Kaa aproveitou a Campanha do Setembro Amarelo e foram ao Mercado Municipal de Curitiba distribuir corações amarelos com elogios e palavras de carinho, incentivando que as pessoas fizessem o mesmo.
Para eles, realizar esta atividade foi importante pelo envolvimento do Grupo Escoteiro com a comunidade e o Mutcom é uma ótima oportunidade para isso.
O resultado da atividade foi positivo: os lobinhos gostaram muito, mesmo que estivessem um pouco tímidos no início e com medo da reação das pessoas! Foram distribuídos mais de 200 corações. E na avaliação eles chegaram a conclusões como: “as pessoas não estão acostumadas a receber elogios, não precisamos gastar muito ou nada para fazer a outra pessoa sorrir, sem contar os muitos elogios que eles receberam dos visitantes do mercado!”
A Alcateia Baloo se uniu para espalhar solidariedade em um tema tão importante como o Setembro Amarelo. Eles se dividiram entre os mais novos e os mais velhos. Os lobinhos maiores espalharam sensibilização sobre transtornos mentais, explicando esse tema delicado para as pessoas e a importância de se olhar com seriedade para as doenças mentais. Já os lobinhos mais novos conversaram com as pessoas para saber se elas são felizes e se conhecem pessoas tristes. E com um gesto simples, um ABRAÇO, transmitiram sua mensagem!
Para eles, o Mutcom é uma das atividades dentro do movimento que mais se alinham ao seu propósito. O Mutcom traz assuntos muito importantes e necessários para se trabalhar com os jovens, hoje em dia. Possibilita que abram seus olhos para a comunidade e suas carências. E se não bastasse, prova aos lobinhos que eles são capazes de fazer a diferença e impactar o mundo que os cerca.
E o resultado? Para os lobinhos foi muito importante desenvolver o lado afetivo, conhecendo e ensinando aos outros o poder das pequenas atitudes.
A Tropa Senta a Pua realizou um mutirão no Colégio Julia Wanderley, recolhendo o lixo, limpando, pintando nossa sede e revitalizando os espaços.
Os escoteiros consideram o Mutcom uma atividade de grande impacto, já que ocorre em todo o país. É uma chance de divulgar o movimento escoteiro e de tornar possível um dos objetivos da tropa: “ser relevante para a comunidade que nos cerca”.
O resultado de todo o trabalho, todos nós pudemos comprovar com a sede bem organizada e limpa após o Mutirão.
A Tropa Titan, minha tropa escoteira, somou esforços ao projeto da lobinha Sofia Monteiro Pimentel. Nos concentramos no mercado Carrefour das 10h às 15h e conversamos com os clientes convidando a que se somassem à campanha de doações para o Lar LISA.
Para nós participar do Mutcom é uma chance de contribuirmos de alguma forma com a comunidade. Ajudando o próximo estamos criando um mundo mais próspero e melhor, e este é um dos ensinamentos de B.P. Além disso o engajamento da tropa com essa atividade desperta nos jovens o espírito de cidadãos comprometidos com a comunidade local.
O resultado foi surpreendente: tivemos um imenso apoio dos clientes do mercado e de toda a nossa tropa. Arrecadamos um total de 480 litros de leite, 159 achocolatados, 99 itens de higiene e 8 alimentos em geral.
A Tropa Sênior Pico Paraná realizou uma atividade em conjunto com a Tropa Sênior Ereima do GE Santa Mônica. Eles foram à Escola Municipal Enéas Marques dos Santos e: pintaram alguns muros, bancos de concreto na quadra e também pilastra. Por fim arrumaram, instalaram e pintaram os pneus ao redor da quadra de areia. Infelizmente a chuva, no período da tarde, atrapalhou os trabalhos e eles ainda terão que voltar lá para terminar.
Para as guias, sêniores e escotistas duas razões justificam a participação de todos no Mutcom: a primeira é que ao fazer a Promessa, nos comprometemos a cumprir nossos deveres para com o próximo. Em segundo lugar, o escotismo quer jovens responsáveis e que transformem a sociedade – nada melhor para isso que este projeto na escola.
O resultado? Jovens que gostaram muito da atividade e que se sentiram úteis para a comunidade.
O Clã Pioneiro Santos Dumont também participou da atividade realizando doação de sangue na Santa Casa. Para os pioneiros participar no Mutcom é importante porque atividades comunitárias em seção incentivam os jovens a fazer mais atividades desse tipo. Todos que foram liberados pelos médicos doaram sangue e quase todos se registraram para doação de medula óssea.
Após conhecer o árduo trabalho dos escoteiros do Grupo Santos Dumont, agora é sua vez de participar. Não é difícil, só precisa tentar!
Agradeço a todos que me ajudaram a escrever esta matéria, respondendo a minha entrevista (chefes Isadora, Mila, Paulo, Anandha, Gustavo, Kleber e a pioneira Sophia).